quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cebola do OutBack (Blooming Onion)

Hoje o programa Bem Estar contou com a participação da Chefe de Cozinha Lolla Vinagre, que ensinou a preparar a famosa Cebola do Outback. Já entrou na lista de receitas para testar, pois já tinha procurado a receita e tinha ficado meio assim por causa do corte, mas assistindo o programa vi que não é tão difícil assim.
Google
Para quem quiser se aventurar segue o link com o vídeo do programa de hoje, a receita começa a ser exibida a partir dos 15 minutos do vídeo. Se alguém testar manda a foto para gente conferir!!

Segue o link: http://g1.globo.com/bem-estar/videos/t/edicoes/v/oleo-e-a-opcao-mais-saudavel-para-fritura/2265335/

E a receita da Cebola à Milanesa

- 4 cebolas (as maiores que conseguir)

Para a parte molhada do empanado:
- 4 ovos
- 300 ml de leite
- 300 ml de água com gás
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de amido de milho
- 1 xícara de farinha de rosca

Para a parte seca:
- 2 xícaras de farinha de rosca
- 1 xícara de farinha de trigo
- cominho
- sal
- pimenta do reino
- colorau
- óleo para fritar

O corte da cebola é essencial para formar uma espécie de flor. Depois, é preciso tirar a casca. Antes de abrir a cebola, coloque na água quente por cinco minutos, até a cebola levantar da água. Ela fica mais maleável e vai para a água gelada por, no mínimo, uma hora para passar por um choque térmico e ficar crocante.
“Vamos manuseando com jeitinho, com a palma das mãos para não quebrar. Usando a pontinha dos dedos vamos procurar o miolo da cebola para retirar. Primeiro tiramos com a mão e depois recorremos à faca para não romper tudo. O núcleo é importante para unir todas as pétalas da cebola”, explica a chef.
Para preparar a parte molhada do empanado, misture nos ovos as duas xícaras de farinha de trigo, uma de rosca e uma de amido de milho, além do leite. Em seguida, acrescente a água com gás. Bata tudo para desmanchar as bolinhas.
Para a parte seca, basta juntar a farinha de rosca, a de trigo e os temperos. Misture bem.
A cebola deve ser empanada primeiro na parte molhada, com mão e colher, após sair da água gelada. Depois, passe na parte seca, tire o excesso. Repita a operação para formar uma casca mais grossa.
Em uma panela funda e com o óleo bem quente, frite primeiro a parte de cima por dois a três minutos até dourar. Depois, vire e faça o mesmo com o outro lado.
A cebola é servida quente, com o molho no meio que leva catchup, mostarda e maionese em partes iguais. Destaque primeiro as pétalas de fora para comer como se fosse batata frita.

Farofa Colorida de Legumes

Não vou negar... Sou doida por farofa, por mim só um arroz e uma farofinha já bastam... Não precisa de mais nada... E como uma boa farofa-maníaca (leia-se "farofeira"), estou sempre em busca de novas,  receitas,e desta vez não poderia ser diferente, encontrei essa receita no blog Diga Maria, uma farofa linda e colorida além de nutritiva e saborosa.



Segue abaixo a receita original da Maria, entre parênteses estão as minhas modificações:

Rendimento: para 04 pessoas
farinha de mandioca
2 beterrabas médias raladas (usei apenas 1/2)
5 folhas de couve cortadas ao meio e fatiadas bem finas (usei apenas 03 folhas)
50 gramas de manteiga (usei 01 colher de sopa)
1/2 cebola 
2 dentes de alho
um fio de azeite
sal a gosto (pimenta calabresa)
(acrescentei 1/2 cenoura ralada)

Modo de fazer:
Aqueça uma frigideira grande em fogo baixo, acrescente o fio de azeite e metade da manteiga. Refogue a cebola até murchar, junte o alho e quando começar a dourar acrescente a beterraba e a cenoura. Mexa por alguns instantes, junte a couve e um pouco de sal. Aos poucos acrescente a farinha de mandioca e continue mexendo. Coloque o suficiente para ter cara de farofa, junte o restante da manteiga e mantenha no fogo até que esteja crocante. Acerte o sal, a pimenta e sirva.

Essa farofa foi acompanhamento de um frango cremoso que em breve estará no blog.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Canelone de Presunto e Queijo

A receita de hoje é um quebra galho na cozinha, é um prato saboroso, de rápido preparo. Utilizei como recheio presunto e mussarela, mas existem inúmeras variações como por exemplo: frango desfiado, ricota com espinafre, ricota com tomate e uva passa, provolone e mussarela, ou qualquer outra variação que você preferir.


Para preparar o canelone você vai precisar de: 01 pacote de massa fresca para lasanha/canelone, fatias de presunto e queijo, molho de tomate, queijo mussarela ralada para polvilhar.
O preparo é muito simples, peguei uma massa, coloquei uma fatia de presunto, e por cima uma de mussarela, fiz o rolinho e reservei, repeti esse procedimento até terminar a massa (o pacote vem com 10 unidades).
Em seguida untei uma assadeira com um pouco de óleo e espalhei um pouco de molho de tomate (que pode ser o de sua preferência feito em casa ou já pronto), coloquei os canelones e cubri com bastante molho, e acrescentei um pouco de leite, por cima salpiquei mussarela e levei ao forno preaquecido por aproximadamente 35 minutos, até a massa ficar cozida.





sábado, 24 de novembro de 2012

Ideias de Decoração Natalina

É pessoal, o ano está chegando ao fim e com ele a chegada do Natal. Eu não gosto muito dessa data, particularmente, acho triste, mas nem por isso deixo de comemorar o nascimento de Jesus, e ate mesmo enfeitar a casa.
E qual é data correta para montar a árvore de natal? De acordo com a tradição da Igreja Católica, a árvore deve ser montada aos poucos, iniciando no dia 30 de novembro, que é quando se começa o tempo do Advento.
Fui em buscas de algumas ideias para que a gente possa deixar nossa decoração mais bonita, vamos dar uma espiadinha:

Enfeites de feltro para pendurar na árvore, para as mais habilidosas e arteiras de plantão dá para fazer em casa:
Pinterest
Para quem tem escada em casa, decoração linda e delicada!
Pinterest

Achei bem bacana esta ideia, no estilo DIY (Faça você mesmo), que consiste em encher bolas de vidros com flores artificiais, conchinhas, e até mesmo fazer desenhos com glitter e neve artificial (que pode ser encontrada em lojas de enfeites natalinos).
http://www.lovemaegan.com/2010/12/filling-clear-glass-christmas-tree.html

Seguindo a mesma ideia, esta bola de vidro foi decorada com sal grosso, foi passado cola, e depois colado pedaços de sal grosso.
Imagem: Pinterest
Para enfeitar a mesa do Jantar de Natal, árvores feitas com cone de sorvete, ideia muito legal!
http://www.thecakeblog.com/2011/12/diy-sparkling-christmas-trees.html


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Salada de Berinjela

Receita de uma salada de berinjela que fica super saborosa, combina com um pãozinho ou com arroz e carne, ou da forma como você preferir!


Para preparar a salada de berinjela você vai precisar de: 01 berinjela com casca cortada em cubos, 01 tomate picado em cubos, 1/2 cebola bem picadinha, 01 dente de alho bem picadinho, 1/2 pimentão verde picadinho, azeitonas, cheiro verde, folhinhas de manjericão, sal, pimenta, azeite e vinagre

Cozinhe a berinjela já cortada, em uma panela com bastante água, até que esteja bem macia (o ponto é quando ela estiver "aparentemente transparente). 
Com a  berinjela ainda quente, acrescente a cebola, o alho, o tomate, as azeitonas, o cheiro verde, o manjericão, tempere com sal, pimenta, bastante azeite e vinagre, misture bem e deixe na geladeira para gelar um pouco. 


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sagu ao Vinho Tinto

Essa é uma receita que me lembra infância, o cheirinho do vinho com as especiarias, uma delícia... Há muito tempo estava com vontade de comer Sagu, mas como nunca tinha feito estava com um pouco de receio de não dar certo. E quando fiz, resolvi fazer um panelão, para poder distribuir para minha mãe, meu pai e sogra.
Ficou muito bom!! Simplesmente delícia, a receita que vou passar é uma quantidade bem menor, se quiser uma quantidade maior é só aumentar os ingredientes.


Para preparar o sagu você vai precisar de: 1 xícara de chá de sagu, 4 xícaras de chá de água, 1 garrafa de vinho tinto seco (usei o suave), 1 e 1/4 de xícara de açúcar, 1 pau de canela, 4 cravos da índia.

Em uma panela, coloque a água para ferver e adicione o sagu, assim que voltar a ferver apague o fogo e deixe na água por 15 minutos. Acenda o fogo novamente e deixe ferver, misturando para não grudar no fundo da panela. Vá verificando se o sagu está transparente.
Em outra panela, coloque os cravos, a canela e o vinho, deixe ferver por 10 minutos. Adicione essa mistura à panela do sagu e cozinhe até que o sagu esteja macio (sem aparecer os pontinhos brancos). Se necessário acrescente água fervente aos poucos. Acrescente o açúcar aos poucos, e deixe ferver por mais 2 minutos. Coloque em taças individuais ou em uma travessa e leve para gelar.
Pode ser servido com creme de leite batido ou creme de baunilha.

Receita retirada do livro Dona Benta - Comer Bem.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Frango Crocante (Frango Croc!)

Esse frango fica muito bom, o aroma que fica no ar me remete à infância, adorava quando minha mãe fazia esse franguinho, a casquinha fica tão boa que quando grudava um pouco lá ia eu "tirar uma casquinha"... Simplesmente uma delícia.


Para preparar o frango crocante você vai precisar de: Coxas e Sobrecoxas temperadas de véspera, com sal, limão e pimenta. 
Após marinar, misturei farinha de rosca, com 01 pacote de queijo parmesão ralado, misturei bem, e reservei. Com o auxílio de um garfo bati dois ovos, coloquei uma pitada de sal e um pouquinho de leite.
Para empanar, passei os pedaços de frango primeiro na farinha de rosca e em seguida no ovo, e novamente na farinha (sempre dando leves batidinhas para retirar o excesso de farinha)
Em uma forma forrada com papel alumínio, coloque algumas gotas de óleo/azeite e em seguida arrume os pedaços de frango, e sobre cada pedaço coloque uma fatia de bacon (para que o frango não fique ressecado, caso não queira utilizar bacon pode ser uma colherinha de manteiga. Leve para assar em forno médio por aproximadamente 01 hora ou até dourar.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mini Cachorro Quente

Hoje não tem receita, é apenas uma dica de um lanchinho rápido e gostoso para a sexta-feira que está apenas começando, então no fim do dia, bora reunir os amigos para saborear um petisco gostoso.


Para preparar os lanches eu fiz assim: Em uma panela, eu refoguei 02 colheres (sopa) de cebola picada, alho picado, em seguida coloquei meio sache de molho de tomate, e um pouco de água, acrescentei as salsichas cortadas em três pedaços, e deixei o molho apurar até que ficasse bem grosso.
Preparei purê de batatas (não sabe como preparar? É só clicar aqui que tem a receita, é só trocar a mandioquinha por batata) e vinagrete.
Passei maionese nos mini pães (usei francês, pode ser de leite), coloquei um pouco de catchup, purê, salsicha, vinagrete e mostarda, se quiser pode acrescentar batata palha.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sardinha Escabeche

Essa sardinha fica uma tentação! Simplesmente uma delícia, pode acompanhar o arroz com uma saladinha, ou com um pãozinho molhada no caldo que forma... Aiai, água na boca!


Para preparar a Sardinha Escabeche você vai precisar de: 1kg de sardinha limpa, sem a espinha e aberta, 02 tomates picados em cubos, 02 cebolas em rodelas, azeite a gosto, 1/2 xícara de vinagre, sal, pimenta e cheiro verde à gosto.

Em uma panela grande, coloque um fio de azeite, faça uma camada de cebola e tomate, por cima coloque as sardinhas, salpique sal, pimenta, azeite e vinagre e coloque o cheiro verde, vá intercalando as camadas até acabar todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo por aproximadamente 40 minutos, se necessário coloque um pouco de água para que não grude.

Além dessa receita ficar uma delícia, a Sardinha é fonte de muitas vitaminas, como o ômega 3, cálcio, selênio, vitamina B12 e D.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Espaguete Cremoso

Dia de limpeza é dia de preparar comidinhas rápidas, e foi num dia desses que preparei essa massa, que ficou simplesmente divina! Macarrão para mim é sinônimo de estar sempre com um molho gostoso e suculento, meu favorito é o molho vermelho, mas esse virou um dos meus queridinhos!


Além de gostoso, é super fácil, para preparar esta receita que rende 02 porções você vai precisar de: 
Para o molho: 1/2 gomo de linguiça calabresa passada pelo processador, 02 colheres de sopa de bacon em cubinhos, 1/2 cebola picada, 01 dente de alho picado, 1/2 tomate picado em cubinhos, ervilhas congeladas à gosto, cheiro verde, sal e pimenta à gosto, 1/2 caixinha de creme de leite, 01 colher de sopa de requeijão cremoso.
Em uma panela, frite o bacon, em seguida acrescente a calabresa, e deixe fritar, acrescente a cebola e o alho picado, após refogar junte o tomate, as ervilhas, a pimenta e o cheiro verde, acrescente o creme de leite e o requeijão, misture bem, desligue o fogo.
Cozinhe o macarrão conforme as instruções do fabricante, escorra e acrescente o molho, misture até ficar bem incorporado, salpique queijo ralado e sirva.


sábado, 3 de novembro de 2012

Mini Lasanha - Petit Lasanha



Achei essa ótima ideia no Pinterest, e não poderia deixar de compartilhar aqui no blog. Esta lasanha é de um site gringo e foi feita em uma forma para muffins, é uma ideia legal para inovar na forma de servir a nossa lasanha de sempre.


As imagens e a receita desta lasanha você pode encontrar aqui.

Carne Assada com Manteiga e Alecrim

Vocês não fazem ideia de como essa carne ficou saborosa e macia, o preparo é rápido e fácil, além do que não suja aquele tantão de louça.


Para preparar a carne eu utilizei: 1/2 Kg de cordão do filé mignon, temperei com sal fino, pimenta calabresa, e alecrim desidratado (também pode ser o fresco), reguei com um fio de azeite, e por cima espalhei pedacinhos de manteiga e alho fatiado. As batatas fiz da mesma forma, a única diferença foi que salpiquei orégano.
Forrei uma assadeira com papel alumínio arrumei os pedaços e de carne e batata, cobri com o papel alumínio e levei ao forno por 30 minutos, retirei o papel e deixei dourar por mais 20 minutos, e durante esse tempo fui regando a carne com o caldo que formou na assadeira.
Para acompanhar apenas um arroz e uma salada de folhas, ou essa farofa que ensinei aqui, que delícia!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Testado: Tempero Knorr "Meu Bife"

Dia desses, "passeando" pelo supermercado, encontrei na seção de temperos uma novidade, o Knorr "meu bife" (tinha também o meu frango), resolvi trazer para casa para experimentar, havia duas opções de sabor, trouxe o de alecrim e salsinha.


Estava ansiosa para testar o novo temperinho. Pois bem, a caixinha vem com 05 sachês, e diz que cada sachê tempera até 500 g de carne, no primeiro teste usei apenas o sachê do tempero, com medo que o bife ficasse forte demais, e ao provar percebi que para o meu paladar eu acrescentaria um pouco de sal, no entanto, o bife ficou como prometido, macio e suculento.
Confesso que não fiquei completamente satisfeita com o meu primeiro teste, que o tempero não era o que eu imaginava.
Em novo teste fiz o seguinte: Temperei os bifes com um pouco de sal, azeite, pimenta do reino e alho fatiado, e salpiquei o tempero da knorr, desse modo ficou bem melhor, achei que além de macios e suculentos os bifes douraram mais rapidamente.
Dessa forma aprovei o tempero! Vale a pena experimentar e quem sabe até experimentar com os outros tipos de carne.


*Esse post não é um Publieditorial, revela apenas minha opinião pessoal sobre um produto que comprei.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...